segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Lendas nem tão conhecidas assim

            Se o seu interesse é encontrar um livro infantil que narre lendas brasileiras, mas fugir, ao mesmo tempo, do lugar comum, este é o seu livro. “No meio da noite escura tem um pé de maravilha” é um conjunto de contos, de causos, de micro-histórias, de lendas, fábulas, daquelas bem típicas de se contar pra criança antes de dormir, na rede ou ao redor de uma fogueira.
            Nada de caipora, curupira ou cuca. Temos princesas, camponeses, marinheiros, bruxas, fadas, e a dona morte. Mas ainda assim, tudo com muita cara de Brasil, por conta do ambiente onde vivem as personagens ou pelo simples e bom jeito de falar do brasileiro. A história é escrita como se estivesse sendo contada e nada de palavrões difíceis do tempo dos avós – nossos maiores contadores de histórias. A linguagem é oral, clara, descritiva do jeito certo, com as gírias atualizadas.
            O desenrolar das histórias varia com o propósito. Tem umas que contém músicas, outras rápidas no tom da aventura, outras mais pesadas por conta da mensagem mais profunda. Mas tudo facilmente compreensível para ser trabalhado e lido com uma criança de até uns 10 anos. Na verdade, ela pode ler sozinha. Nada da obra oferecerá resistência a um marinheiro de primeira viagem. A diagramação é boa: letras grandes, linhas espaçadas e tudo bem margeado na página. As ilustrações são belíssimas, lembrando as de cordel, mas que não entregam tudo de bandeja pros pequenos. Muito vai ser – e deve ser – requisitado da imaginação deles mesmos.

            Adorei a experiência e indico a todo pai, padrinho, professor que desejam entreter seus pequenos. Aos avós não. Porque estes não precisam de livros para inventar boas histórias.
Escrito por Unknown Data: 1/19/2015 09:47:00 PM 2 comentários

2 comentários:

  • Skoob
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube

Labels